terça-feira, 13 de setembro de 2016

Maffesoli cita "Émile" como filosofia educacional da modernidade e fala sobre mudanças necessárias e inevitáveis


O sociólogo francês Michel Maffesoli concedeu uma entrevista ao Jornal O Globo no último dia 28 de agosto. Nela, ele fala sobre os desafios educacionais da atualidade, as mudanças inevitáveis em todas as instituições de ensino do mundo e refere-se ao Brasil como "laboratório da pós-modernidade".

Segundo ele, a marca da pós-modernidade é uma mudança de foco que valoriza mais a emoção do que a economia. Este será o tema do encontro Educação 360, promovido pelos jornais O GLOBO e “Extra”, em parceria com o Sesc e a Prefeitura do Rio e com apoio da TV Globo e do Canal Futura.

De acordo com Maffesoli, a essência da educação moderna está em conduzir a criança da barbárie à civilidade, ou ainda, em suas palavras, "da animalidade à humanidade". Ele menciona o "Émile", de Jean-Jacques Rousseau, como protótipo desta filosofia educacional sobre a qual a escola tem se pautado ao longo da modernidade. A questão atual, segundo o sociólogo, é que o desenvolvimento tecnológico tem obrigado os educadores a elaborar uma outra concepção da socialização da criança que não seja impositiva, e sim baseada em um suporte horizontal a partir do estabelecimento de um sistema constituído por pequenos grupos baseados na troca, ou seja, em um processo participativo em que haja uma interação maior entre professor e aluno.


O Educação 360 acontecerá nos dias 23 e 24 de setembro, na Escola Sesc de Ensino Médio, em Jacarepaguá. Mais informações podem ser obtidas no site do evento: http://eventos.oglobo.globo.com/educacao-360/2016/.

Carmem Toledo
culturofagia@outlook.com

Autoria

O blog "O Caminhante Solitário" (ocaminhantesolitario.blogspot.com) é de autoria de Carmem Toledo. Está proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo aqui publicado, inclusive dos disponibilizados através de links aqui presentes. A mesma observação se estende a todos os blogs e páginas da autora ("Culturofagia", "Voz Neurodiversa", "Sophia... Ieri, Oggi, Domani") e toda e qualquer criação, seja em forma de texto ou ilustração, por ela assinada.

Da mesma autora (Du même auteur):

CARMEM TOLEDO

Culturofagia

Voz Neurodiversa

Sophia... Ieri, Oggi, Domani