quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Curso: Introdução ao "Emílio" de Jean-Jacques Rousseau


A obra "Emílio, ou Da Educação" é, indiscutivelmente, uma grande referência moderna, no que diz respeito à antropologia e à pedagogia. Estimulando um debate que permanece atual, este clássico da Filosofia nos conduz ao questionamento sobre os limites da aplicação da doutrina educacional de Rousseau.


Pensando nisso, Thomaz Kawauche - doutor em Filosofia pela USP, pós-doutorando pela mesma universidade - ministrará o curso de difusão "Introdução ao 'Emílio' de Jean-Jacques Rousseau". Em dez aulas, o pesquisador pretende expor o projeto de educação do autor genebrino, propondo uma reflexão crítica sobre a possibilidade de sua aplicação na atividade docente.

Thomaz Kawauche é membro fundador da Associação Brasileira de Estudos do Século XVIII – ABES XVIII. Publicou o livro Religião e Política em Rousseau: o conceito de religião civil (Editora Humanitas, 2013), além de diversos artigos acadêmicos sobre a obra rousseauniana. Atualmente, colabora como pós-doutorando nas atividades do Grupo de Estudos Rousseau da USP.

Introdução ao "Emílio" de Jean-Jacques Rousseau (curso de difusão cultural):
Público-alvo: estudantes de Pedagogia, Filosofia e áreas afins.
Matrícula: de 1 a 5 de agosto de 2016, pelo site http://sce.fflch.usp.br 
Datas e horários: todas as sextas-feiras, a partir de 12 de agosto de 2016, das 14h às 17h.
Local: Departamento de Filosofia da USP (Av. Prof. Luciano Gualberto, 315 - Cidade Universitária, São Paulo - SP).
Mais informações: http://filosofia.fflch.usp.br/sites/filosofia.fflch.usp.br/files/eventos/2016/2016_curso_difusao_rousseau.pdf

Carmem Toledo
http://facebook.com/culturofagia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Autoria

O blog "O Caminhante Solitário" (ocaminhantesolitario.blogspot.com) é de autoria de Carmem Toledo. Está proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo aqui publicado, inclusive dos disponibilizados através de links aqui presentes. A mesma observação se estende a todos os blogs e páginas da autora ("Culturofagia", "Voz Neurodiversa", "Sophia... Ieri, Oggi, Domani") e toda e qualquer criação, seja em forma de texto ou ilustração, por ela assinada.

Da mesma autora (Du même auteur):

CARMEM TOLEDO

Culturofagia

Voz Neurodiversa

Sophia... Ieri, Oggi, Domani