quinta-feira, 9 de junho de 2016

Peça "Marat-Sade", de Peter Weiss, em São Paulo


O texto “A Perseguição e o Assassinato de Jean-Paul Marat Representados pelo Grupo Teatral do Hospício de Charenton, sob a Direção do Senhor de Sade” - ou simplesmente "Marat - Sade" - foi escrito por Peter Weiss, em 1963.

A história se passa durante a Revolução Francesa, que trouxe à tona valores como liberdade, igualdade e fraternidade e, ao mesmo tempo, questiona esta e tantas outras épocas, ambientando a peça em um manicômio, onde acontece todo tipo de opressão, privação e desrespeito aos direitos humanos, que passaram a ser tão defendidos desde então.

A peça traz ao palco 23 atores e conta com a direção de Reginaldo Nascimento e direção musical de Angela Calderazzo, que é bacharel em música pela Faculdade de Música Carlos Gomes e defendeu uma dissertação de mestrado, em 2008, sob o título: "Música aos corações: Um tourbillon social nas óperas de Jean-Jacques Rousseau", pela PUC - SP (disponível para download na seção Teses e dissertações sobre Rousseau).

De acordo com informações do jornal O Estado de S. Paulo / IstoÉ, Angela "incorporou na montagem sua pesquisa de mestrado sobre o papel da música na revolução e a influência das ideias do filósofo Jean-Jacques Rousseau. Ela se inspira no episódio conhecido como a Querela dos Bufões, que expôs a controvérsia entre a música de Jean-Philippe Rameau, tida como ultrapassada, e a de Rousseau, devoto de uma música composta por harmonias simples e pautada por vozes em uníssono, elemento que provocaria a adesão das massas". Segundo Angela, “ele pretendia, em suas composições, o retorno a um estado de natureza que se opusesse a uma sociedade corrompida. A arte e música estariam ligadas ao público/ouvinte e deveriam provocar uma transformação do indivíduo.”

A montagem está em cartaz desde o dia 4 de maio no Teatro Commune e deverá permanecer até 22 de junho. 


"Marat - Sade"
Elenco: Teatro da Pequena Morte
Direção: Reginaldo Nascimento
Direção musical: Angela Calderazzo

De 04/05 a 22/06
Terças, quartas e quintas, às 21h
Classificação: 16 anos
Ingressos: R$40 (inteira) e R$20 (meia-entrada)

Teatro Commune
Rua da Consolação, 1.218
Consolação - Centro
São Paulo
Tel.: (11) 3476-0792 / 3476-8669

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Autoria

O blog "O Caminhante Solitário" (ocaminhantesolitario.blogspot.com) é de autoria de Carmem Toledo. Está proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo aqui publicado, inclusive dos disponibilizados através de links aqui presentes. A mesma observação se estende a todos os blogs e páginas da autora ("Culturofagia", "Voz Neurodiversa", "Sophia... Ieri, Oggi, Domani") e toda e qualquer criação, seja em forma de texto ou ilustração, por ela assinada.

Da mesma autora (Du même auteur):

CARMEM TOLEDO

Culturofagia

Voz Neurodiversa

Sophia... Ieri, Oggi, Domani