domingo, 4 de dezembro de 2016

Olivier Bernex: Os devaneios de um pintor solitário


De 19 de novembro de 2016 a 19 de fevereiro de 2017, o Musée Granet (Aix-en-Provence, França) recebe a exposição "Rêver Rousseau" - que, desde o dia 3, divide espaço com outra mostra, "Revoir Cézanne". Os responsáveis pelas obras são dois notáveis artistas contemporâneos: Olivier Bernex e Henri Cueco. Ambos têm em comum uma sensibilidade particularmente voltada à natureza.

Em suas pinturas, Bernex apresenta suas inspirações obtidas durante longas caminhadas, à maneira d' "Os devaneios do caminhante solitário". Sua obra se dá através da contemplação da natureza, mas também de meditações sobre a contemporaneidade, projetando questões sobre a existência humana.

Capa do programa da exposição
"Bernex: Rêver Rousseau".
http://www.museegranet-aixenprovence.fr
Nascido em 1946, Olivier Bernex formou-se na École Nationale Supérieure des Beaux-Arts de Paris. Sua pintura foi exposta na Galeria de Bourgogne e teve grande destaque. Em 1972, deixou Paris definitivamente, mudando-se para Allauch (Marseille/Provence-Alpes-Côte d'Azur), onde vive e trabalha em uma verdadeira solidão voluntária. Seu trabalho é, ao mesmo tempo, figurativo, abstrato e decorativo, caracterizado por uma repetição gestual produtora de uma construção cíclica, de onde surgem variações contínuas. O próprio pintor define suas pinturas como obras que não pretendem "nem reproduzir, nem inventar as formas, mas captar uma energia".

Bernex é autor da obra "L'exécution De La Peinture" (Editions Autres Temps, 2009) e foi objeto de outros trabalhos, como "Olivier Bernex, Léo Ferré De Toutes Les Couleurs", de Luc Vidal (Éditions L'arganier, 2006), "Léo Ferré, Olivier Bernex Et La Barque Du Temps", de Luc Vidal (Ed. Du Petit Véhicule, 2005) e "Olivier Bernex "Les Couleurs de l'Inquiétude", de Julos Beaucarne (Ed. Yeo, 1998).
Relents préromantiques, 10e promenade, 2011. 
Acrylique sur toile,200x200 cm. 
Photo Jean-Luc Maby. 
© Olivier Bernex



Mais informações sobre a exposição podem ser encontradas em http://www.museegranet-aixenprovence.fr/expositions/actuellement/bernex-rever-rousseau.htmlhttp://www.wukali.com/Rever-Rousseau-revoir-Cezanne-tout-un-programme-par-Cueco-et-Bernex-2699#.WERXrfkrKM8.

Sobre Olivier Bernex, o leitor pode ler um pouco mais acessando a página: http://www.ateliercln.net/ArtistesInd/BERNEX/BERNEXIntro.html.

Carmem Toledo
http://culturofagicamente.blogspot.com
http://facebook.com/culturofagia


Autoria

O blog "O Caminhante Solitário" (ocaminhantesolitario.blogspot.com) é de autoria de Carmem Toledo. Está proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo aqui publicado, inclusive dos disponibilizados através de links aqui presentes. A mesma observação se estende a todos os blogs e páginas da autora ("Culturofagia", "Voz Neurodiversa", "Sophia... Ieri, Oggi, Domani") e toda e qualquer criação, seja em forma de texto ou ilustração, por ela assinada.

Da mesma autora (Du même auteur):

CARMEM TOLEDO

Culturofagia

Voz Neurodiversa

Sophia... Ieri, Oggi, Domani