domingo, 2 de março de 2014

O bom selvagem desfila no Anhembi...

"Há, eu sei, uma idade em que o homem individual gostaria de parar; de tua parte, procurarás a época na qual desejarias que tua espécie tivesse parado. Descontente com teu estado presente, por motivos que anunciam à tua infeliz posteridade maiores descontentamentos ainda, quem sabe gostarias de retrogradar. Tal desejo deve constituir o elogio de teus primeiros antepassados, a crítica de teus contemporâneos e o temor daqueles que tiverem a infelicidade de viver depois de ti."

(Jean-Jacques Rousseau, "Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens")


"A felicidade é um estado permanente que não parece feito para o homem neste mundo. Tudo na terra está em um fluxo contínuo que não permite a nada assumir uma forma constante. Tudo muda à nossa volta. Nós mesmos mudamos, e ninguém pode garantir que amará amanhã aquilo que ama hoje. Assim, todos os nossos projetos de felicidade nessa vida são ilusões. Aproveitemos o contentamento do espírito quando ele ocorre; evitemos afastá-lo por erro nosso, mas não façamos projetos para acorrentá-lo, pois tais projetos são puras tolices"

(Jean-Jacques Rousseau, "Os devaneios do caminhante solitário", Nona caminhada)




O G. R. E. S. Pérola Negra apresentou a felicidade como tema, no desfile das escolas de samba de São Paulo, em 2014.
Na ala 13, a escola de samba trouxe uma representação da teoria do bom selvagem.

Ala 13 - Teoria do bom selvagem
(Imagem: http://www.gresperolanegra.com.br/)


Vejam, a seguir, o vídeo oficial do enredo e a letra do samba.






"Caminhos segui, lugar encontrei... Pérola Negra - A Suprema Felicidade!"
Compositores: Japonês, Rogerinho, Luciano, Guilherme Cruz, Fernando e André Ricardo
Carnavalesco: André Machado


Vejo brilhar em cada olhar um sentimento puro
Felicidade eu vou cantar
Vem nos meus versos pela Grécia viajar
Tão bela a inspiração
Meu samba nos leva à reflexão
Na mitologia divina ação
Presente dos céus para o meu coração
Envolve a alma, por dentro me acalma
Seguindo o caminho da virtude e do bem sem olhar a quem

E na força da fé
Eu vou semear a missão do amor
Nas religiões a procurar
Das trevas a luz sei que vou encontrar

Será... que a felicidade está
Num tesouro ou num gesto de amar
Ou num sonho a se realizar?
A vida não teria sentido, sem você eu sei que não vivo
Eterna paixão é o meu pavilhão
40 anos de samba, celeiro de bambas, vem cantar
A Madalena vai te emocionar!

Chegou a "vila da felicidade"
Exemplo maior de comunidade
Razão do meu viver sou louco por você
Pérola Negra até morrer!





Autoria

O blog "O Caminhante Solitário" (ocaminhantesolitario.blogspot.com) é de autoria de Carmem Toledo. Está proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo aqui publicado, inclusive dos disponibilizados através de links aqui presentes. A mesma observação se estende a todos os blogs e páginas da autora ("Culturofagia", "Voz Neurodiversa", "Sophia... Ieri, Oggi, Domani") e toda e qualquer criação, seja em forma de texto ou ilustração, por ela assinada.

Da mesma autora (Du même auteur):

CARMEM TOLEDO

Culturofagia

Voz Neurodiversa

Sophia... Ieri, Oggi, Domani