quinta-feira, 15 de agosto de 2013

"Como ler Jean-Jacques Rousseau", de José Benedito de Almeida Júnior


A leitora Ana Cristina Armond acaba de informar que a Editora Paulus lançou, este ano, o livro "Como ler Jean-Jacques Rousseau", de José Benedito de Almeida Júnior.

Segue a sinopse, copiada da página oficial da editora:


Imagem: Editora Paulus

"A vida de Rousseau foi cheia de aventuras, dificuldades e conquistas. Não se parece em nada com a vida de um filósofo como se costuma imaginar: sentado em seu escritório, 'em sua torre de marfim'. Na primeira parte, encontraremos o homem Rousseau. Veremos de perto como ele viveu; a importância que as situações existenciais exerceram na composição de suas obras. Para tanto, utilizaremos principalmente suas obras autobiográficas, especialmente As confissões e Os devaneios do caminhante solitário. Na segunda parte, encontraremos o filósofo Rousseau: a elaboração dos conceitos, a argumentação, a articulação de seu pensamento em quatro das principais obras: O discurso sobre a origem da desigualdade; o Contrato social; Julie ou a Nova Heloísa e o Emílio. Dessa forma, teremos na primeira parte uma apresentação das relações entre “vida e obra”, e na segunda, uma apresentação das relações 'entre as obras'."


Autoria

O blog "O Caminhante Solitário" (ocaminhantesolitario.blogspot.com) é de autoria de Carmem Toledo. Está proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo aqui publicado, inclusive dos disponibilizados através de links aqui presentes. A mesma observação se estende a todos os blogs e páginas da autora ("Culturofagia", "Voz Neurodiversa", "Sophia... Ieri, Oggi, Domani") e toda e qualquer criação, seja em forma de texto ou ilustração, por ela assinada.

Da mesma autora (Du même auteur):

CARMEM TOLEDO

Culturofagia

Voz Neurodiversa

Sophia... Ieri, Oggi, Domani