segunda-feira, 26 de março de 2012

Comemorações no Brasil do Tricentenário do Nascimento de Jean-Jacques Rousseau


Comemorações em São Paulo:


1. Colóquio: o colóquio que será realizado na PUCSP e na USP contará com especialistas da obra de Rousseau no Brasil e no exterior.
Tema: "Je suis autre"
Data: de 17 a 21 de setembro de 2012, na PUCSP e na USP.
Ver programação.
2. Teatro: os textos a serem traduzidos serão trabalhados, ao longo de 2012, no Teatro da PUC/SP – TUCA – dentro de uma proposta de "arte em residência" – Residência Rousseau – cuja preparação prevê leituras, palestras, discussão com os atores, com os críticos teatrais, workshops, etc. Depois desse trabalho preparatório de alguns meses, uma montagem teatral entra em cartaz concomitantemente ao Colóquio e permanece em cartaz em horário alternativo, dentro do chamado projeto-escola. A montagem será feita a partir das peças Narcise ou l’amant de lui-même,Pygmalion e das Confessions. Também será encenada a peça Le devin du village. Ver programação.
3. Música: apresentação no dia 21 de setembro de 2012, às 21 horas, na Sala São Paulo, de um concerto do Coro da Osesp e da Orquesta de Câmara da Osesp, regidos por Naomi Munakata, com programa todo dedicado à música francesa do século XVIII. Ver programação.
Antes, às 19 horas, uma palestra sobre Rousseau e a música francesa, dentro do âmbito do Colóquio Je suis autre.
4. Publicação: tradução e publicação de textos inéditos de Rousseau, cujo lançamento da edição ocorrerá durante o colóquio a ser realizado em setembro de 2012:

Les prisionniers de guerre
L’ engagement temeraire
Sur les femmes
Un ménage de la Rue St. Denis
Pensées d’un esprit droit et sentiments d’un coeur vertueux
Pygmalion
Narcise



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Autoria

O blog "O Caminhante Solitário" (ocaminhantesolitario.blogspot.com) é de autoria de Carmem Toledo. Está proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo aqui publicado, inclusive dos disponibilizados através de links aqui presentes. A mesma observação se estende a todos os blogs e páginas da autora ("Culturofagia", "Voz Neurodiversa", "Sophia... Ieri, Oggi, Domani") e toda e qualquer criação, seja em forma de texto ou ilustração, por ela assinada.

Da mesma autora (Du même auteur):

CARMEM TOLEDO

Culturofagia

Voz Neurodiversa

Sophia... Ieri, Oggi, Domani