quarta-feira, 30 de abril de 2008

Rousseau: O bom selvagem


Rousseau: O Bom Selvagem
Luiz Roberto Salinas Fortes . Humanitas . 2007 . 2ª edição

Rousseauísmo no Brasil: Um Debate

Debate organizado pelos Cadernos de Ética e Filosofia Política e realizado em 14 de junho de 2006, com a participação dos professores Milton Meira do Nascimento (FFLCH-USP), Maria Constança Peres Pissarra (PUCSP), Maria de Fátima Simões Francisco (FE-USP) e Ricardo Monteagudo (UNESP-Marília).

Imagens

(Les Charmmettes, Chambéry, França; por Chris Bertram; Wikimedia.org)

---

(Túmulo de Jean-Jacques Rousseau, no Panteão de Paris; Wikimedia.org)

---

(Busto de J.-J. Rousseau, por Jean Antoine Houdon, Paris, 1828)

---



---

(Retrato de Rousseau em trajes de armênio, por Ramsay)

---



---



---

(Monumento de François Masson, no Museu do Louvre, em Paris)

---

(Monumento de François Masson, no Museu do Louvre, em Paris)

---

(J.-J. Rousseau por Jean Coteau; Museu Jean-Jacques Rousseau)

---



---



---



---

(Placa de J.-J Rousseau, por Chris Bertram - em Domínio Público; Wikimedia.org)

---

(Ilustração de "Júlia ou A Nova Heloísa" - Imagem em Domínio Público, retirada de Wikimedia.org)

---

(Carta de Rousseau a Malesherbes, 1762; Museu Jean-Jacques Rousseau)

---

.

segunda-feira, 21 de abril de 2008

Textos Selecionados

Discurso sobre as Ciências e as Artes


"O sábio de modo algum corre atrás da fortuna, mas não é insensível à glória; quando a vê tão mal distribuída, sua virtude, que um pouco de emulação teria animado e tornado proveitosa à sociedade, cai na indolência e se extingue na miséria e no esquecimento. Eis o que, com o correr do tempo e em todos os lugares, causa a preferência dos talentos agradáveis aos úteis e o que a experiência vem confirmando, à saciedade, desde o renascimento das ciências e das artes. Temos físicos, geômetras, químicos, astrônomos, poetas, músicos, pintores; não temos mais cidadãos ou, se nos restam alguns deles dispersos pelos nossos campos abandonados, lá perecem indigentes e desprezados. Esse o estado a que estão reduzidos, esses os sentimentos que encontram, em nós, aqueles que nos dão o pão e dão o leite a nossos filhos."


(Discurso sobre as Ciências e as Artes, Segunda Parte)


...................................................

Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens


"O verdadeiro fundador da sociedade civil foi o primeiro que, tendo cercado um terreno, lembrou-se de dizer 'isto é meu' e encontrou pessoas suficientemente simples para acreditá-lo. Quantos crimes, guerras, assassínios, misérias e horrores não pouparia ao gênero humano aquele que, arrancando as estacas ou enchendo o fosso, tivesse gritado a seus semelhantes: 'Defendei-vos de ouvir esse impostor; estareis perdidos se esquecerdes que os frutos são de todos e que a terra não pertence a ninguém'"



"Pois é manifestamente contra a lei da natureza, seja qual for a maneira por que a definamos, uma criança mandar num velho, um imbecil conduzir um sábio, ou um punhado de pessoas regurgitar superfluidades enquanto à multidão faminta falta o necessário"


(Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens, Segunda Parte)


...................................................

Júlia ou A Nova Heloísa


"Queres saber qual delas é realmente desejável, a fortuna ou a virtude? pensa naquela que o coração prefere quando sua escolha é imparcial. Pensa aonde nos leva o interesse ao ler a história. Pensaste alguma vez em desejar os tesouros de Creso, ou a glória de César, ou o poder de Nero, ou os prazeres de Heliogábalo? Por que, se eram felizes, teus desejos não te punham no lugar deles? É que não o eram e tu o sentias bem, é que eram vis e desprezíveis e que um mau feliz não atrai a inveja de ninguém. Que homens contemplavas então com maior prazer? Dos quais adoravas os exemplos? A quais terias mais desejado assemelhar-te? Encanto inconcebível da beleza que não perece! era o Ateniense bebendo Cicuta, era Bruto morrendo por seu país, era Régulo em meio aos tormentos, era Catão despedaçando suas entranhas, eram todos esses virtuosos infelizes que te causavam inveja e sentias no fundo de teu corção a felicidade real que seus males aparentes recobriam. (...) Esse divino modelo que cada um de nós traz consigo encanta-nos apesar de tudo: logo que a paixão nos permite vê-lo, queremos nos assemelhar a ele e, se o pior dos homens pudesse ser outra pessoa, gostaria de ser um homem de bem."


(Júlia ou A Nova Heloísa, Segunda Parte)


...................................................

Emílio ou Da Educação


"Homens, sede humanos, este é o vosso primeiro dever; sede humanos para todas as condições, para todas as idades, para tudo o que não é alheio ao homem. Para vós, que sabedoria há fora da humanidade? Amai a infância; favorecei suas brincadeiras, seus prazeres, seu amável instinto. Quem de vós não teve alguma vez saudade dessa época em que o riso está sempre nos lábios, e a alma está sempre em paz? Por que quereis retirar desses pequenos inocentes o gozo de um tempo tão curto que se lhes foge, e de um bem tão precioso, de que não poderiam abusar? Por que quereis encher de amargura e de dores esses primeiros anos tão velozes, que não mais voltarão para eles, assim como não voltarão para vós? Não fabriqueis remorsos para vós mesmos retirando os poucos instantes que a natureza lhes dá. Assim que eles puderem sentir o prazer de existir, fazei com que o gozem; fazei com que, a qualquer hora que Deus os chamar, não morram sem ter saboreado a vida."


(Emílio ou Da Educação, Livro II)


...................................................

As Confissões


"quando frequentava a sociedade, sempre tinha que trazer no bolso um bilboquê e ficava jogando todo o tempo para dispensar-me de falar quando nada tinha a dizer. Se todos fizessem o mesmo, os homens seriam menos maus, seu trato seria mais seguro e, penso, mais agradável. Enfim que os engraçados riam se quiserem, mas sustento que a única moral à altura do século presente é a moral do bilboquê."


(As Confissões, Livro V)


...................................................

Os devaneios do caminhante solitário


"Tudo na terra está em um fluxo contínuo: nada mantém uma forma constante e fixa, e nossas afeições, que se apegam às coisas externas, necessariamente passam e mudam como elas. Sempre à frente ou atrás de nós, elas lembram o passado que não é mais ou prevêem o futuro que muitas vezes não deve acontecer: não existe nada sólido a que o coração possa se apegar. Assim, neste mundo só conhecemos o prazer que passa; a felicidade que dura, duvido que seja conhecida. Mal existe, em nossos mais vivos prazeres, um instante em que o coração possa de fato dizer: 'Eu gostaria que esse instante durasse para sempre'. E como chamar de felicidade um estado fugidio que nos deixa o coração inquieto e vazio, que nos faz sentir falta de algo antes ou desejar ainda algo depois?"


(Os devaneios do caminhante solitário, Quinta caminhada)


"A felicidade é um estado permanente que não parece feito para o homem neste mundo. Tudo na terra está em um fluxo contínuo que não permite a nada assumir uma forma constante. Tudo muda à nossa volta. Nós mesmos mudamos, e ninguém pode garantir que amará amanhã aquilo que ama hoje. Assim, todos os nossos projetos de felicidade nessa vida são ilusões. Aproveitemos o contentamento do espírito quando ele ocorre; evitemos afastá-lo por erro nosso, mas não façamos projetos para acorrentá-lo, pois tais projetos são puras tolices"


(idem, Nona caminhada)



sábado, 19 de abril de 2008

A Vida de Jean-Jacques Rousseau

28 de Junho de 1712 - Nasce Jean-Jacques Rousseau, em Genebra (Suíça), filho e neto de protestantes. Sua mãe falece no parto.

1728 - Rousseau foge de Genebra e vai para Turim. É acolhido pela Sra. Warens, convertendo-se à sua religião - o catolicismo.

1740 - Jean-Jacques passa a ser preceptor. No entanto, é fracassado neste ofício.

1742 - Rousseau muda-se para Paris.

1745 - Rousseau une-se a Thérèse Levasseur, com quem tem cinco filhos - todos, abandonados na "roda dos enjeitados".

1749 - Rousseau escreve o "Discurso sobre as Ciências e as Artes"

1752 - A "Enciclopédia", redigida por Diderot, e da qual Rousseau participava, é condenada pela Inquisição.

1754 - Rousseau retorna a Genebra. Volta a ser protestante.

1755 - Jean-Jacques publica o "Discurso sobre a origem da desigualdade" e o "Discurso sobre a economia política".

1756 - Rousseau escreve "Júlia ou a Nova Heloísa".

1757 - Escreve "Emílio ou da Educação" e "Do Contrato Social". Começa a ter os primeiros sintomas de sua mania de perseguição.

1762 - "Emílio" e "Do Contrato Social" são condenados à fogueira. Rousseau é perseguido e foge para Neuchâtel.

1764 - Rousseau redige as "Confissões" e o "Projeto de Constituição para a Córsega".

1765 - Foge para a Inglaterra e fica junto ao amigo, o filósofo David Hume. Porém, começa a desconfiar deste.

1767 - Rousseau retorna à França, onde se casa com sua companheira - Thérèse Levasseur - e publica o "Dicionário de Música".

1771 - Redige as "Considerações sobre o Governo da Polônia" e "Diálogos - Rousseau, Juiz de Jean-Jacques". A mania de perseguição já estava bem avançada.

1776 - Escreve os "Devaneios de um Caminhante Solitário".

2 de Julho de 1778 - Falece Jean-Jacques Rousseau, aos 66 anos de idade. Seus ossos são depositados no Panteão, durante a Revolução Francesa.

Obras de Jean-Jacques Rousseau




O adivinho da aldeia (1752)


A alameda de Sílvia (1746-1747)


Artigos sobre música [Enciclopédia] (1749)


Carta a M. Bordes (1752)


Carta a Christophe de Beaumont (1763)


Carta a D'Alembert sobre os Espetáculos (1758)


Carta ao Sr. Grimm (1751)


Carta a Malesherbes (1779-1789 [publicação póstuma])


Carta a Parisot (1742)


Carta sobre a música francesa (1752-1753)


Cartas escritas da montanha (1764)


Cartas elementares sobre a Botânica (1772 [escrito] ; 1779-1789 [publicação póstuma])


Cartas sobre a Providência (1756)


Confissões (1776-1769 [escrito] ; 1779-1789 [publicação póstuma])


Considerações sobre o Governo da Polônia (1771)


Cronologia universal ou História dos tempos desde a criação até o presente (c. 1731)


A descoberta do novo mundo (1742)


Devaneios de um Caminhante Solitário (1776 [escrito] ; 1779-1789 [publicação póstuma])


Diálogos - Rousseau, Juiz de Jean-Jacques (1772 [escrito] ; 1779-1789 [publicação póstuma])


Dicionário de Música (1767)


Dicionário de termos usuais em Botânica [incompleto] (1774 [escrito] ; 1779-1789 [publicação póstuma])


Discurso sobre as Ciências e as Artes (1750)


Discurso sobre a Economia Política (1755)


Discurso sobre a origem e os fundamentos da Desigualdade entre os Homens (1753 [escrito] ; 1755 [publicado])


Dissertação sobre a música moderna (1743)


Do Contrato Social (1762)


Emílio ou Da Educação (1762)


Émile e Sophie ou Os Solitários


O engajamento temerário (1747)


Ensaio sobre a origem das línguas


Ensaio sobre os acontecimentos importantes dos quais as mulheres foram a causa (c. 1731)


História do Valais


Projeto de paz perpétua (1756)


Júlia ou a Nova Heloísa (1758)


O levita de Efraim (1762)


Lucrécia


As musas galantes (1745)


Narciso ou o Amor de si mesmo (1752)


Polisinodia (1756)


Projeto de Constituição para a Córsega (1763)


Projeto para educação de M. de Sainte-Marie (1740)







Artigos sobre Jean-Jacques Rousseau disponíveis para download

.

ANDRIOLI, Antonio Inácio. A democracia direta em Rousseau. Revista Espaço Acadêmico, n. 22, mar. 2003 [on line]


ANTUNES, Vanderlei Lemos. O conceito de soberania em Jean-Jacques Rousseau. Controvérsia, São Leopoldo/RS, v. 2, n. 1, jan.-jun. 2006


ASSMANN, Selvino José. Sobre a política e a pedagogia em Rousseau (É possível ser homem e ser cidadão?). Perspectiva - Revista do Centro de Ciências da Educação da UFSC, Florianópolis, v. 6, n. 11, p. 22-44, 1988


BARBOSA, Cristiane Aparecida. Linguagem e corrupção dos costumes in II Colóquio Rousseau - Origens, 24 a 27 out. 2005, Campinas/SP. Anais... Campinas: IFCH-Unicamp, 2006.


BARROS, Gilda Naécia Maciel. Rousseau e a questão da cidadania. Rousseau Studies [on line]


BATISTA, Gustavo Araújo. Emílio ou da educação: as categorias axiológicas do pensamento educacional e pedagógico de Jean-Jacques Rousseau in II Colóquio Rousseau - Origens, 24 a 27 out. 2005, Campinas/SP. Anais... Campinas: IFCH-Unicamp, 2006.


BECKER, Evaldo. Linguagens, corrupção e liberdade em Rousseau in II Colóquio Rousseau - Origens, 24 a 27 out. 2005, Campinas/SP. Anais... Campinas: IFCH-Unicamp, 2006.


BECKER, Evaldo, Questões acerca da história em Rousseau in Cadernos de Ética e Filosofia Política nº 08, Humanitas, 2006


BENEVIDES, Maria Victoria de M. Guerra e Paz em Rousseau - Sobre o Projeto da Paz Perpétua. Rousseau Studies [on line]


BENOIT, Lelita Oliveira. La souveraineté politique de la volonté générale comme illusion métaphysique (Comte, lecteur de Rousseau). Dogma: Revue des revues, Paris, 2007


BENTO PRADO Jr., O discurso do século e a crítica de Rousseau in Cadernos de Ética e Filosofia Política nº 09, Humanitas, 2006


BEZERRA, Gustavo Cunha. O bem e o mal na sociedade recém-iniciada do Segundo Discurso in II Colóquio Rousseau - Origens, 24 a 27 out. 2005, Campinas/SP. Anais... Campinas: IFCH-Unicamp, 2006.


BORGES JÚNIOR, Ciro Lourenço. Da unidade natural ao dualismo no indivíduo: as faces da perfectibilidade no Segundo Discurso in II Colóquio Rousseau - Origens, 24 a 27 out. 2005, Campinas/SP. Anais... Campinas: IFCH-Unicamp, 2006.


BRANDÃO, Rodrigo. Unde malum: Rousseau e a origem do mal in II Colóquio Rousseau - Origens, 24 a 27 out. 2005, Campinas/SP. Anais... Campinas: IFCH-Unicamp, 2006.


CAMARANI, Ana Luiza Silva. Rousseau e os mitos das origens: a 'Idade de Ouro' e o 'Bom Selvagem' in II Colóquio Rousseau - Origens, 24 a 27 out. 2005, Campinas/SP. Anais... Campinas: IFCH-Unicamp, 2006.


CARDOSO, Edgard Cabral. Liberdade natural e liberdade civil no pensamento de J.-J. Rousseau. Controvérsia, São Leopoldo/RS, v. 2, n. 2, jul.-dez. 2006


CEREZUELA, Juliana de Barros. O Discurso sobre a desigualdade e o Contrato social: continuidade e contexto in II Colóquio Rousseau - Origens, 24 a 27 out. 2005, Campinas/SP. Anais... Campinas: IFCH-Unicamp, 2006.


CHAUI, Marilena. Estado de natureza, contrato social, estado civil na filosofia de Hobbes, Locke e Rousseau. In: Filosofia. São Paulo: Ática, 2000. p. 220-223.


CORÔA, Pedro Paulo da Costa. Natureza e cultura humana: um problema comum a Rousseau e a Nietzsche in II Colóquio Rousseau - Origens, 24 a 27 out. 2005, Campinas/SP. Anais... Campinas: IFCH-Unicamp, 2006.


COSTA, Edgar Rogério da. A virtude e a felicidade na Nova Heloísa de Rousseau in II Colóquio Rousseau - Origens, 24 a 27 out. 2005, Campinas/SP. Anais... Campinas: IFCH-Unicamp, 2006.


COSTA, Israel Alexandria. Rousseau e a origem do mal in II Colóquio Rousseau - Origens, 24 a 27 out. 2005, Campinas/SP. Anais... Campinas: IFCH-Unicamp, 2006.


COURA, Aline Sarmento. Princípios fundamentais da educação em Rousseau in II Colóquio Rousseau - Origens, 24 a 27 out. 2005, Campinas/SP. Anais... Campinas: IFCH-Unicamp, 2006.


DALBOSCO, Cláudio Almir, Determinação racional da vontade humana e educação natural em Rousseau in Educ. Pesqui., Abr 2007, vol.33, no.1


DALPICOLO, André Christian. A genealogia da moral no Segundo Discurso de J.-J. Rousseau in II Colóquio Rousseau - Origens, 24 a 27 out. 2005, Campinas/SP. Anais... Campinas: IFCH-Unicamp, 2006.


DIONIZIO NETO, Manoel. A ética no Primeiro Discurso de Rousseau in II Colóquio Rousseau - Origens, 24 a 27 out. 2005, Campinas/SP. Anais... Campinas: IFCH-Unicamp, 2006.


ESPINDOLA, Arlei de. Rousseau e Sêneca: da crítica das luzes à defesa da virtude in II Colóquio Rousseau - Origens, 24 a 27 out. 2005, Campinas/SP. Anais... Campinas: IFCH-Unicamp, 2006.


FAÇANHA, Luciano da Silva. A questão do Progresso/Antiprogresso na filosofia política de Jean-Jacques Rousseau. Revista Paradigmas, Santos, ano V, n. 26, p. 3-5, mai.-jun. 2005


FERRARI, Márcio. Jean-Jacques Rousseau: o filósofo da liberdade como valor supremo. Revista Escola, São Paulo, n. 174, ago. 2004.


FERREIRA, Angélica Aparecida. O papel da educação na formação do indivíduo: origem do Estado em Rousseau in II Colóquio Rousseau - Origens, 24 a 27 out. 2005, Campinas/SP. Anais... Campinas: IFCH-Unicamp, 2006.


FRANCISCO, Maria de Fátima Simões. Notas acerca da Educação Doméstica e Educação Pública no Emílio de Rousseau. Notandum. São Paulo: EDF/FEUSP; Porto (Portugal): Universidade do Porto, ano XI, n. 16 jan.-jun. 2008


FREIRE, Carlo Curvelano. O Legislador na sociedade familiar in II Colóquio Rousseau - Origens, 24 a 27 out. 2005, Campinas/SP. Anais... Campinas: IFCH-Unicamp, 2006.


GARCIA, Daniela de Fátima. Considerações estéticas na filosofia de Jean-Jacques Rousseau in II Colóquio Rousseau - Origens, 24 a 27 out. 2005, Campinas/SP. Anais... Campinas: IFCH-Unicamp, 2006.


GIANI, Luiz A. Rousseau: o enciclopedista e compositor, contra a razão. Revista Espaço Acadêmico, n. 18, nov. 2002


JÚNIOR, J. B.; TOMAZ, L. C.; CASTRO, L. Rousseau e o paradoxo da censura. Griot : Revista de Filosofia, v. 18, n. 2, p. 176-186, 16 dez. 2018.

KAWAUCHE, Thomaz. Da religião natural à religião civil em Rousseau. Princípios: Revista de Filosofia, Natal: UFRN, v. 15, n. 23, p. 117-133, 2008.


KAWAUCHE, Thomaz. Religião e Política no Oriente Médio: uma leitura à luz da obra de Rousseau. Revista Filosofia, Ciência e Vida, nº29, dez.2008


KAWAUCHE, Thomaz. Sobre a imagem rousseauniana da lei acima dos homens. Trans/Form/Ação, Marília, 2008, vol:31, n. 2


KAWAUCHE, Thomaz Massadi Teixeira. Starobinski leitor de Rousseau: religião e retórica na história das origens in II Colóquio Rousseau - Origens, 24 a 27 out. 2005, Campinas/SP. Anais... Campinas: IFCH-Unicamp, 2006.


LEAL, Aparecido Gomes. A origem da sociedade: uma união que provoca desigualdades e infelicidades? in II Colóquio Rousseau - Origens, 24 a 27 out. 2005, Campinas/SP. Anais... Campinas: IFCH-Unicamp, 2006.


LEOPOLDI, José Sávio. Rousseau - estado de natureza, o "bom selvagem" e as sociedades indígenas. Revista Alceu, Rio de Janeiro: PUC-Rio, v. II, n. 4, p. 158-172, jan./jun. 2002.


LOURENÇO, Alexsandra Sombra. A relevância da piedade na sedimentação da responsabilidade moral do homem in II Colóquio Rousseau - Origens, 24 a 27 out. 2005, Campinas/SP. Anais... Campinas: IFCH-Unicamp, 2006.


MARQUES, José Oscar de Almeida. A educação musical de Emílio. Rapsódia. Almanaque de Filosofia e Arte. São Paulo (Dep. Filosofia - USP), n. 2, p. 7-35, 2002


MARQUES, José Oscar de Almeida. L’éducation musicale d’Emile. Rousseau Studies


MARQUES, José Oscar de Almeida. A questão da liberdade na filosofia política de Jean-Jacques Rousseau. In: II Seminário Farias Brito, 23 e 24 set. 2008. Rio de Janeiro: CEFIB-UFRJ, 2008


MARQUES, José Oscar de Almeida. Rousseau e a possibilidade de uma autobiografia filosófica. In: MARQUES, José Oscar de Almeida (Org.). Reflexos de Rousseau. São Paulo: Humanitas, 2007.


MARQUES, José Oscar de Almeida. Rousseau e os perigos da leitura, ou por que Emílio não deve ler as fábulas. Itinerários: Revista de Literatura. Araraquara, n. 22, 2004


MARQUES, José Oscar de Almeida. Rousseau, fundador das ciências do homem?. In: _______ (Org.). Verdades e mentiras: 30 ensaios em torno de Jean-Jacques Rousseau. Ijuí: Ed. Unijuí, 2005


MARQUES, José Oscar de Almeida. The politics of taste: a place for art music in Rousseau´s construction of the political community. In: DAUPHIN, Claude (ed.). Musique et langage chez Rousseau (SVEC - Studies on Voltaire and the Eighteenth Century, 2004:08). Oxford: Voltaire Foundation, 2004.


MARTINHO, Cristina Maria Teixeira. Sonhos de um monstro solitário: Jean-Jacques Rousseau e Frankenstein, de Mary Shelley in II Colóquio Rousseau - Origens, 24 a 27 out. 2005, Campinas/SP. Anais... Campinas: IFCH-Unicamp, 2006.


MARTINS, Adriano Eurípedes Medeiros. História: a questão em Rousseau in II Colóquio Rousseau - Origens, 24 a 27 out. 2005, Campinas/SP. Anais... Campinas: IFCH-Unicamp, 2006.


MARTINS, Custódia Alexandra Almeida. Para uma genealogia do bem e do mal em Rousseau in II Colóquio Rousseau - Origens, 24 a 27 out. 2005, Campinas/SP. Anais... Campinas: IFCH-Unicamp, 2006.


MILANEZE, Érica. Do homem natural às civilizações indígenas americanas: um percurso de Jean-Jacques Rousseau a Jean-Marie Gustave Le Clézio in II Colóquio Rousseau - Origens, 24 a 27 out. 2005, Campinas/SP. Anais... Campinas: IFCH-Unicamp, 2006.


MORAES, Daniela Masotti. Manuscrito de Genebra e Do Contrato social: duas noções de pacto social na obra de Jean-Jacques Rousseau? in II Colóquio Rousseau - Origens, 24 a 27 out. 2005, Campinas/SP. Anais... Campinas: IFCH-Unicamp, 2006.


MORAES, Dax. Da 'natureza artificial' do direito de propriedade in II Colóquio Rousseau - Origens, 24 a 27 out. 2005, Campinas/SP. Anais... Campinas: IFCH-Unicamp, 2006.


MOSCATELI, Renato, A coerência da reflexão rousseauniana no Contrato Social in Cadernos de Ética e Filosofia Política nº 09, Humanitas, 2006


MONTEAGUDO, Ricardo. Rousseau existencialista in Trans/Form/Ação, vol.27, no.1, 2004


NASCIMENTO, Milton Meira do. Emile Robinson ou Emile Vendredi. Sexta-Feira, São Paulo, v. 2, n. 2, p. 176-183, 1998.


PAIVA, Wilson Alves de. A formação do cidadão na obra de Jean-Jacques Rousseau in Fragmentos de Cultura, Goiânia, v. 17, n. 1/2, p. 77-92, jan./fev. 2007.


PAIVA, Wilson Alves de, A formação do homem no Emílio de Rousseau in Educ. Pesqui., Ago 2007, vol.33, no.2


PAIVA, Wilson Alves de. Natureza e natureza: dois conceitos complementares em Rousseau. Controvérsia, São Leopoldo/RS, v. 3, n. 1, jan.-jun. 2007.


PINTO, Marcio Morena, A noção de vontade geral e seu papel no pensamento político de Jean-Jacques Rousseau in Cadernos de Ética e Filosofia Política nº 07, Humanitas, 2005


PORTICH, Ana Maria, A linguagem cênica segundo Rousseau in II Colóquio Rousseau - Origens, 24 a 27 out. 2005, Campinas/SP. Anais... Campinas: IFCH-Unicamp, 2006


RIBEIRO, Lucas Mello C. A língua de Rousseau. Revista Estudos Lacanianos, Belo Horizonte, ano I, n. 1, jan.-jul. 2008


RIBEIRO, Renato Janine. Volonté générale et vérité du coeur chez Rousseau. Texto fotocopiado apresentado no curso de pós-graduação Em torno da democracia. FFLCH, 2º semestre de 1997.


ROMANO, Roberto. Rousseau, religião e moral. Cult: Revista Brasileira de Cultura, São Paulo, n. 98, 2005


RUZZA, Antonio. Rousseau e a conquista da moralidade. Psicopedagogia On Line, 07 jun. 2006.


RUZZA, Antonio. Rousseau e a crítica à representação política. Revista Integração, São Paulo, ano XIV, n. 53, p. 187-196, abr.-jun. 2008.


SAHD, Luiz Felipe Netto de Andrade e Silva, A noção de liberdade no Emílio de Rousseau in Trans/Form/Ação, vol.28, no.1, 2005


SAHD, Luiz Felipe Netto de Andrade e Silva, Rousseau e a administração dos bens in Trans/Form/Ação, vol.26, no.1, 2003


SAHD, Luiz Felipe Netto de Andrade e Silva. Rousseau: a transformação da espécie, o argumento histórico e a contradição do sistema social in II Colóquio Rousseau - Origens, 24 a 27 out. 2005, Campinas/SP. Anais... Campinas: IFCH-Unicamp, 2006


SAHD, Luiz Felipe Netto de Andrade e Silva, Teorias da lei natural: Pufendorf e Rousseau in Trans/Form/Ação, vol.30, no.2, 2007


SILVA, Antônio César Ferreira da. Rousseau: a liberdade no Segundo Discurso in II Colóquio Rousseau - Origens, 24 a 27 out. 2005, Campinas/SP. Anais... Campinas: IFCH-Unicamp, 2006


SILVA, Cristiane Ferraro Gilaberte da. Emílio de Rousseau e as origens ideológicas do discurso da Pastoral da Criança in II Colóquio Rousseau - Origens, 24 a 27 out. 2005, Campinas/SP. Anais... Campinas: IFCH-Unicamp, 2006


SILVA, Daniel Afonso da. O Discurso sobre a desigualdade e o método abdutivo in II Colóquio Rousseau - Origens, 24 a 27 out. 2005, Campinas/SP. Anais... Campinas: IFCH-Unicamp, 2006.


SILVA NETO, Otacílio Gomes da. Rousseau e a relação entre liberdade e propriedade. In: MARQUES, José Oscar de Almeida (Org.). Verdades e mentiras: 30 ensaios em torno de Jean-Jacques Rousseau. Ijuí: Ed. Unijuí, 2005. p. 325-338. [In: Revista Espaço Acadêmico, n. 61, jun. 2006


SILVA, Thiago Mota Fontenele e. O problema da legitimidade nos pensamentos políticos de Rousseau e de Nietzsche in II Colóquio Rousseau - Origens, 24 a 27 out. 2005, Campinas/SP. Anais... Campinas: IFCH-Unicamp, 2006.


SILVA, Washington Luiz Martins da. Rousseau e os conflitos pós-modernos in II Colóquio Rousseau - Origens, 24 a 27 out. 2005, Campinas/SP. Anais... Campinas: IFCH-Unicamp, 2006.


SOMA, Fabio Pereira. O conceito de Democracia em Espinosa e Rousseau. Conatus: Filosofia de Spinoza, v. 2, n. 3, p. 33-39, 2008


SOUZA, Glaucia Lima de. A eticidade como proposta irrevogável na teoria educacional de Rousseau in II Colóquio Rousseau - Origens, 24 a 27 out. 2005, Campinas/SP. Anais... Campinas: IFCH-Unicamp, 2006.


SOUZA, Maria das Graças de, Ocasião propícia, ocasião nefasta: tempo, história e ação política em Rousseau in Trans/Form/Ação, vol.29, no.2, 2006


TAKAYAMA, Luiz Roberto, O Eliseu e a arte do romance na Nouvelle Héloïse de Rousseau in Cadernos de Ética e Filosofia Política nº 07, Humanitas, 2005


TONNETTI, Flavio Américo. Espetacularização: a decadência e o resgate - Notas sobre a Filosofia de Jean-Jacques Rousseau. Urutágua, Maringá, n. 5, 2004. [on line]


VASQUES, Cristina Maria. Descobrindo Rousseau em Reinações de Narizinho de Monteiro Lobato in II Colóquio Rousseau - Origens, 24 a 27 out. 2005, Campinas/SP. Anais... Campinas: IFCH-Unicamp, 2006.


VIANA, Nildo. Rousseau e a Teoria da Autogestão Social. Revista Espaço Acadêmico, n. 54, nov. 2005 [on line]


VIESENTEINER, Jorge Luiz. Algumas reflexões sobre a crítica de Nietzsche a Rousseau in II Colóquio Rousseau - Origens, 24 a 27 out. 2005, Campinas/SP. Anais... Campinas: IFCH-Unicamp, 2006.


VOGADO, Eguimar Simões. Em busca do elo perdido: Rousseau e a crise da modernidade in II Colóquio Rousseau - Origens, 24 a 27 out. 2005, Campinas/SP. Anais... Campinas: IFCH-Unicamp, 2006.


.

Teses e Dissertações no Brasil

(a partir de levantamento bibliográfico realizado por Thomaz Kawauche e de pesquisas na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações - USP)



ALMEIDA JÚNIOR, José Benedito de. A questão da educação na obra de Jean-Jacques Rousseau. São Paulo, FFLCH-USP, 1997. Dissertação (Mestrado em Filosofia). Maria das Graças de Souza (Orient.).



ALMEIDA JÚNIOR, José Benedito de. Filosofia contra a intolerância: Política e religião no pensamento de Jean-Jacques Rousseau. São Paulo, FFLCH-USP, 2009. Dissertação (Doutorado em Filosofia). Maria das Graças de Souza (Orient.).


ALMEIDA, Luíza Nascimento. Movimentos de criação literária em Lev Tolstói: um estudo da representação do homem natural e da tradição musical russa à luz de Cossacos - Novela do CáucasoSão Paulo, FFLCH-USP, 2017. Tese (Doutorado em Literatura e Cultura Russa). Elena Vassina (Orient.).



ALVERGA, Carlos Frederico Rubino Polari de. Democracia representativa e democracia participativa no pensamento politico de Locke e Rousseau. Brasilia, UnB, 2003. Dissertação (Mestrado). Marilde Loiola de Menezes (Orient.).



AMARAL, Ilana Viana do. Jean-Jacques Rousseau: a crítica do amor negado. João Pessoa, UFPB, 1997. Dissertação (Mestrado em Filosofia). Roberto Markenson (Orient.).



ANDRADE, Daniele Hostalácio Freire de. Tempo e corrupção em Rousseau. Belo Horizonte, UFMG, 1996. Dissertação (Mestrado em Filosofia). Newton Bignotto (Orient.).



ANTUNES, Vanderlei Lemos. O conceito de soberania em Jean-Jacques Rousseau. Dissertação (Mestrado em Filosofia). Florianópolis, UFSC, 2006. Delamar José Volpato Dutra (Orient.).



ARAUJO, Flora Morena Martini de. Para além de Sophie: A construção do modelo feminino nas obras 'Les Conversations d'Émile', de Madame d'Épinay, e 'Corinne', de Madame de Staël. Dissertação (Mestrado em História). Curitiba, UFPR, 2014. Ana Paula Vosne Martins (Orient.).



ARAUJO, Marcos Paulo Fernandes de. Autonomia legislativa e participação igualitária: O Direito Político de Jean-Jacques Rousseau no desenvolvimento teológico-político da modernidade. Dissertação (Mestrado em Direito). Rio de Janeiro, UERJ, 2014. Marco Aurélio Marrafon (Orient.).



ARAÚJO, Norci Coelho. A democracia em Rousseau: nos limites do poder soberano. Porto Alegre, PUCRS, 2002. Dissertação (Mestrado em Ética e Filosofia Política). Hans Georg-Flickinger (Orient.).



ARAÚJO, Suzane da Silva. Sentimento e subjetividade em Rousseau e nos primeiros românticos alemães. Belém, UFPA, 2013. Dissertação (Mestrado em Filosofia). Pedro Paulo da Costa Coroa (Orient.).



ARCO JÚNIOR, Mauro Dela Bandera. A origem da alteração e a alteração de origem: antropologias de Rousseau. São Paulo, FFLCH-USP, 2018. Tese (Doutorado em Filosofia). Maria das Graças de Souza (Orient.).



ARCO JÚNIOR, Mauro Dela Bandera. A palavra cantada ou a concepção de linguagem de Jean-Jacques Rousseau. São Paulo, FFLCH-USP, 2013. Dissertação (Mestrado em Filosofia). Maria das Graças de Souza (Orient.).



ARMOND, Ana Cristina. A saúde da criança em Rousseau. Uberlândia, UFU - IFILO, 2012. Dissertação (Mestrado em Filosofia). José Benedito de Almeida Júnior (Orient.).



AZEVEDO, Thiago Vargas Escobar. Da deliciosa indolência à atividade petulante: trabalho e ócio na antropologia de Rousseau. São Paulo, FFLCH-USP, 2014. Dissertação (Mestrado em Filosofia). Maria das Graças de Souza (Orient.).


AZEVEDO, Thiago Vargas Escobar. As sociedades e as trocas: Rousseau, a economia política e os fundamentos filosóficos do liberalismoSão Paulo, FFLCH-USP, 2020. Tese (DOutorado em Filosofia).  Maria das Graças de Souza (Orient.).



BARBOSA, Jane Rangel Alves. A filosofia da educação no pensamento de Rousseau. Rio de Janeiro, UFRJ, 2005. Tese (Doutorado em Filosofia). Aquiles Côrtes Guimarães (Orient.).



BARROS, Leonardo Canuto de. O caráter ambivalente da música em Jean-Jacques Rousseau. São Paulo, FFLCH-USP, 2015. Dissertação (Mestrado em Filosofia). Luiz Fernando Batista Franklin de Matos (Orient.).




BECKER, Evaldo. Política e Linguagem em Rousseau. São Paulo, FFLCH-USP, 2008. Tese (Doutorado em Filosofia). Milton Meira do Nascimento (Orient.).




BECKER, Evaldo. Rousseau: da descrição ontológico/especulativa do homem natural à crítica do homem civil e das sociedades historicamente constituídas. João Pessoa, UFPB, 2003. Dissertação (Mestrado em Filosofia). Marconi José Pimentel Pequeno (Orient.).



BECKER, Patrícia Tarouco Manetti. A formação humana como ponto de confluência na Pedagogia de Rousseau. Pelotas, UFPel, 2012. Dissertação (Mestrado em Educação). Neiva Afonso Oliveira (Orient.).



BERNARDES, José Antônio Branco. Os recitativos em Le Devin du Village de Jean-Jacques Rousseau: uma proposta de realização historicamente informada. Campinas, IA-Unicamp, 2008. Dissertação (Mestrado em Música). Eduardo Augusto Ostergreen (Orient.).



BEZERRA, Gustavo Cunha. A ordem da natureza no pensamento filosófico e religioso de Jean-Jacques Rousseau. Campinas, Unicamp, 2014. Tese (Doutorado em Filosofia). José Oscar de Almeida Marques (Orient.).



BEZERRA, Gustavo Cunha. Opinião e virtude em Rousseau. Campinas, IFCH-Unicamp, 2006. Dissertação (Mestrado em Filosofia). Roberto Romano da Silva (Orient.).



BORGES JÚNIOR, Ciro Lourenço. Verdade e virtude: os fundamentos da moral no Discurso sobre as ciências e as artes de J.J. Rousseau. São Paulo, FFLCH-USP, 2015. Dissertação (Mestrado em Filosofia). Milton Meira do Nascimento (Orient.).



BORGES, Gabriela Lafeta. Lei e virtude na história: o papel do legislador no pensamento de Rousseau. Brasilia, UnB, 2002. Dissertação (Mestrado). Estevão de Rezende Martins (Orient.).



BRAGA, Eduardo Cardoso. Epistemologia e política no pensamento de Jean-Jacques Rousseau. São Paulo, FFLCH-USP, 2000. Dissertação (Mestrado em Filosofia). Maria das Graças de Souza (Orient.).



BRITO, Edson de Sousa. O homem e o cidadão em Jean-Jacques Rousseau. Goiânia, UFG, 2002. Dissertação (Mestrado em Filosofia). José Nicolau Heck (Orient.).



BUENO, Taynam Santos Luz. Representação, Linguagem e Política em Rousseau. São Paulo, FFLCH-USP, 2010. Dissertação (Mestrado em Filosofia). Maria das Graças de Souza (Orient.).



CABRAL, Maria Inez Cavalieri Tinoco. De Rousseau a Freinet, ou de la theorie a la pratique. São Paulo, FFLCH-USP, 1975. Dissertação (Mestrado em Filosofia). Michel Launay (Orient.).



CALÇA, Robson Pereira. Duas escolas, duas expressões do Iluminismo. Rousseau e Condorcet: o futuro que o passado ousou projetar. São Paulo, FE-USP, 2010. Dissertação (Mestrado em Filosofia). Maria de Fátima Simões Francisco (Orient.).




CALDERAZZO, Angela de Campos Machado Vessoni. Música aos corações: Um tourbillon social nas óperas de Jean-Jacques Rousseau: São Paulo, PUCSP, 2008. Dissertação (Mestrado em História). Antonio Rago Filho (Orient.).


CAMPOS, Edemilson Antunes de. A tirania de Narciso: alteridade, narcisismo e política. Campinas, Unicamp, 1998. Dissertação (Mestrado em Ciência Política). Amnéris Angela Maroni (Orient.).



CAMPOS, Rogerio Fraga de. Natureza humana e o problema do mal em Jean-Jacques Rousseau. Porto Alegre, PUCRS, 1994. Dissertação (Mestrado em Filosofia). Thadeu Weber (Orient.).



CAMUNHA, Elaine. A função da religião civil e sua relevância na teoria política do contrato social de Jean-Jacques Rousseau. São Paulo, FFLCH-USP, 2008. Dissertação (Mestrado em Filosofia). Rolf Nelson Kuntz (Orient.).



CAMUNHA, Elaine. Direito natural e limites do poder soberano na teoria política de Jean-Jacques Rousseau. São Paulo, FFLCH-USP, 2013. Tese (Doutorado em Filosofia). Rolf Nelson Kuntz (Orient.).



CARDOSO, Eduardo Leonel Corrêa. Política em Rousseau: Utopia e Realismo. São Paulo, FFLCH-USP, 2014. Dissertação (Mestrado em Filosofia). Renato Janine Ribeiro (Orient.).



CARMO, Danielli Santos do. Cidadania hoje: a atualidade da contribuição de Rousseau. Rio de Janeiro, IMS-UERJ, 1999. Dissertação (Mestrado em Medicina Social). Madel Therezinha Luz (Orient.).



CARMINATTI, Natália Pedroni. Memória e morte: uma intersecção entre ser e escrever em Les rêveries du promeneur solitaire, de Jean-Jacques Rousseau. Araraquara, UNESP, 2014. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários). Adalberto Luis Vicente (Orient.).


CARVALHO NETO, Filino. Da conservação do próprio corpo à manutenção do corpo político: um itinerário rousseauniano. São Paulo, FFLCH-USP, 2012. Dissertação (Mestrado em Filosofia). Maria das Graças de Souza (Orient.).



CASTRO, Paula Medeiros de. A possibilidade de uma educação transformadora em Rousseau. São Paulo, PUCSP, 2008. Dissertação (Mestrado em Filosofia). Maria Constança Peres Pissarra (Orient.).



CEREZUELA, Juliana de Barros. Jean-Jacques Rousseau e o Republicanismo: ideal de participção politica dos cidadãos no modelo rousseauniano de república. Londrina, UEL, 2006. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais). Raquel Kritsch (Orient.).



CERIZARA, Ana Beatriz. O pensamento pedagógico de Rousseau e a pré-escola: um estudo de Émile. Florianópolis, UFSC, 1988. Dissertação (Mestrado em Educação). Selvino José Assmann (Orient.).



COSTA, Edgar Rogério da. O convívio social na filosofia de Rousseau. Dissertação (Mestrado em Filosofia). Campinas: IFCH-Unicamp, 2008. José Oscar de Almeida Marques (Orient.).



COSTA, Israel Alexandria. Rousseau e a origem do mal. Salvador, UFBA, 2005. Dissertação (Mestrado em Filosofia). Mauro Castelo Branco de Moura (Orient.).



DENY, Ercilio Antonio. O contratualismo no pensamento rousseauniano e algumas de suas implicações juridicas. São Paulo, FD-USP, 1989. Tese (Doutorado em Direito). Dalmo de Abreu Dallari (Orient.).



DIONIZIO NETO, Manoel. Educação e liberdade em Jean-Jacques Rousseau. São Carlos, UFSCar, 2004. Tese (Doutorado em Educação). Paolo Nosella (Orient.).



DOZOL, Marlene de Souza. Um estudo sobre a mestria: a figura do mestre no Emílio de Rousseau. São Paulo, FE-USP, 2001. Tese (Doutorado em Educação). Gilda Naecia Maciel de Barros (Orient.).



ELIAS, Marisa Del Cioppo. De Emílio a Emília: contribuições para as questões do ensinar e do aprender. São Paulo, FE-USP, 1993. Tese (Doutorado em Educação). Nympha Aparecida Alvarenga Sipavicius (Orient.).



ESPÍNDOLA, Arlei de. Jean-Jacques Rousseau: Da crítica do progresso ao reclamo dos ideais iluministas. Campinas, IFCH-Unicamp, 1999. Dissertação (Mestrado em Filosofia). Roberto Romano da Silva (Orient.).



ESPÍNDOLA, Arlei de. Rousseau leitor de Sêneca: entre os pressupostos e a originalidade de sua filosofia moral. Campinas, IFCH-Unicamp, 2005. Tese (Doutorado em Filosofia). José Oscar de Almeida Marques (Orient).



FAÇANHA, Luciano da Silva. A narrativa confessional de Rousseau: uma interpretação do leitor da posteridade. São Paulo, PUCSP, 2004. Dissertação (Mestrado em Filosofia). Maria Constança Peres Pissarra (Orient.).



FALBRETTI, Ericson Sávio. Rousseau: sujeito à história. São Carlos, UFSCar, 2000. Dissertação (Mestrado). Bento Prado de A. Ferraz Jr. (Orient.).



FERRAZ, Eduardo Luís Leite. Rousseau e o Evangelho dos direitos do homem. São Paulo, FFLCH-USP, 2011. Tese (Doutorado em História Social). Sara Albieri (Orient.).



FERREIRA, Luiz Antonio. Oralidade e escrita: um diálogo pelo tempo. São Paulo, FE-USP, 1995. Tese (Doutorado em Educação). Maria Thereza Fraga Rocco (Orient.).



FORTES, Luiz Roberto Salinas. Paradoxo do espetáculo: política e poética em Rousseau. São Paulo, FFLCH-USP, 1983. Tese (Livre-docência).



FORTES, Luiz Roberto Salinas. Rousseau: da teoria à prática. São Paulo, FFLCH-USP, 1973. Tese (Doutorado em Filosofia). Maria Sylvia de Carvalho Franco (Orient.).



FRANÇA, Maria Célia Veiga. Razão e coração na antropologia de Rousseau: uma leitura do Émile. Belo Horizonte, UFMG, 2003. Dissertação (Mestrado em Filosofia). Telma de Souza Birchal (Orient.).



FREIRE, Carlo Curvelano. A política do sentimento: A Nova Heloísa de Jean-Jacques Rousseau. Campinas, IFCH-Unicamp, 2007. Dissertação (Mestrado em Filosofia). José Oscar de Almeida Marques (Orient.).



FREITAS, Lidiane Brito. A educação política de Rousseau. São Cristóvão, UFS, 2004. Dissertação (Mestrado em Educação). Edmilson Menezes Santos (Orient.).



GARCIA, Cláudio Boeira. As cidades e suas cenas: a crítica de Rousseau ao teatro. São Paulo, FFLCH-USP, 1997. Tese (Doutorado em Filosofia). Renato Janine Ribeiro (Orient.).



GARCIA, Daniela de Fátima. A música sob a perspectiva crítica de Rousseau: uma análise da Carta sobre a Música Francesa. Dissertação (Mestrado em Filosofia). Campinas, IFCH-Unicamp, 2008. José Oscar de Almeida Marques (Orient.).



GOMES, Fernanda. Democracia e representação no pensamento de Rousseau. Dissertação (Mestrado em Filosofia). Florianópolis: UFSC, 2006. Selvino José Assmann (Orient.).



GRUMICHÉ, Mônica Cristina Dutra. Da ideia de infância em Jean-Jacques Rousseau ou do 'sono da razão'. Florianópolis, UFSC, 2012. Dissertação (Mestrado em Educação). Marlene de Souza Dozol (Orient.).



GUIMARÃES, Ged. A recusa da sociedade do espetáculo no processo de formação do homem autônomo: um estudo da abordagem de Rousseau. Belo Horizonte, FE-UFMG, 2004. Tese (Doutorado em Educação). Neidson Rodrigues (Orient.).



GUIMARÃES, Ged. Rousseau: o homem natural e a crítica da vida social. Goiânia, UFG, 1993. Dissertação (Mestrado em Educação). Joel Pimentel de Ulhôa (Orient.).



HACK, José Lino. Liberdade e estado em Rousseau. Porto Alegre, PUCRS, 1995. Dissertação (Mestrado em Filosofia). Thadeu Weber (Orient.).



HARTMANN, Mauri. A liberdade enquanto tema central que unifica o pensamento de Rousseau. Porto Alegre, PUCRS, 2001. Dissertação (Mestrado em Filosofia).



JUSTINIANO, Carlos Hugo Frias. Maritain: o inimigo de Jean-Jacques Rousseau. Porto Alegre, PUCRS, 1989. Dissertação (Mestrado em Filosofia). Francisco de Araújo Santos (Orient.).



KAMESU, Oscar Kiyomitsu. As antropologias de Rousseau e de Edgar Morin e suas implicações para a formação humana. São Paulo, Universidade Nove de Julho, 2014. Tese (Doutorado em Educação). Marcos Antonio Lorieri (Orient.).



KAWANA, Karen Kazue. Jogo de espelhos no século XVIII: Rousseau, teatro e sociedade. Campinas, Unicamp, 2002. Dissertação (Mestrado em Filosofia). Roberto Romano da Silva (Orient.).



KAWAUCHE, Thomaz Massadi Teixeira. A santidade do contrato e das leis: um estudo sobre religião e política em Rousseau. São Paulo, FFLCH-USP, 2007. Dissertação (Mestrado em Filosofia). Maria das Graças de Souza (Orient.).



KAWAUCHE, Thomaz Massadi Teixeira. Religião e Política em Rousseau. São Paulo, FFLCH-USP, 2012. Tese (Doutorado em Filosofia). Maria das Graças de Souza (Orient.).



KIMIECIKI, Domingos. Rousseau: vontade geral e cidadania. Porto Alegre, PUCRS, 1996. Dissertação (Mestrado em Filosofia). Jayme Paviani (Orient.).



KINN, Valdir Graniel. O processo de instituição e justificação do estado a partir de Hobbes e Rousseau: uma leitura analítica/comparada. Porto Alegre, PUCRS, 1997. Dissertação (Mestrado em Filosofia). Thadeu Weber (Orient.).



KUNTZ, Rolf Nelson. Teoria política de Rousseau. São Paulo, FFLCH-USP, 1970. Dissertação (Mestrado em Filosofia). Maria Sylvia de Carvalho Franco (Orient.).



LAZARINI, Ademir Quintilio. A singularidade do projeto educacional de Rousseau. Dissertação (Mestrado em Educação). Maringá, UEM, 1998. Zélia Leonel (Orient.).



LEIS, Hector Ricardo. Sobre o conceito de democracia de Rousseau. Rio de Janeiro, IUPERJ, 1982. Dissertação (Mestrado). Danilo Marcondes de Souza Filho (Orient.).



LEITE, Rafael de Araújo e Viana. A querela do luxo por Voltaire e Rousseau. Curitiba, UFPR, 2014. Dissertação (Mestrado em Filosofia). Rodrigo Brandão (Orient.).



LINS, Maria de Lourdes. Consciência, sociedade e participação no Estado segundo Rousseau. São Paulo, FFLCH-USP, 1983. Dissertação (Mestrado em Filosofia). João Paulo Monteiro (Orient.).


LOMBARDI, Marina Salles Leite. O caminho da liberdade no Emílio de Jean-Jacques Rousseau. São Paulo, FE-USP, 2020. Tese (Doutorado em Educação). Maria de Fátima Simões Francisco (Orient.).



LOURENÇO, Alexsandra Sombra. Cidadania e responsabilidade moral em Jean-Jacques Rousseau. Fortaleza, UECE, 2006. Dissertação (Mestrado em Filosofia). Emanuel Ângelo da Rocha Fragoso (Orient.).



MACHADO, Ana Maria Fonseca. O social naturalizado em Jean-Jacques Rousseau como fundamento filosófico-antropológico de sua proposta pedagógica. Porto Alegre, PUCRS, 1993. Dissertação (Mestrado em Filosofia).



MACHADO, Lourival Gomes. Homem e sociedade na teoria de Jean-Jacques Rousseau. São Paulo, FFLCH-USP, 1954. Dissertação (Prov. Cátedra).



MACIEL, Ceila Portilho. A educação natural em Rousseau: contribuições para a formação do homem. Goiânia, UFG, 2014. Dissertação (Mestrado em Educação). Ged Guimarães (Orient.).



MARIM, Inara Luiza. Equilíbrio da natureza - equilíbrio na sociedade: configurações todo-parte na filosofia de Jean-Jacques Rousseau. São Paulo, FFLCH-USP, 1999. Dissertação (Mestrado em Filosofia). Maria das Graças de Souza (Orient.).



MARTINS, Ana Maria da Silva. O direito natural na teoria política de Jean-Jacques Rousseau. São Paulo, FFLCH-USP, 2002. Dissertação (Mestrado em Filosofia). Milton Meira do Nascimento (Orient.).



MARUYAMA, Natalia. A consciência e a política em Rousseau. São Paulo, PUCSP, 1997. Dissertação (Mestrado em Filosofia). Maria das Graças de Souza (Orient.).



MAZAI, Norberto. Educação em Jean-Jacques Rousseau : a tensão criadora entre o amour de soi même e o amour propre. Brasília, UnB, 2014. Tese (Doutorado em Educação). Cláudio Almir Dalbosco (Orient.).



MAZAI, Norberto. Natureza e educação natural em Rousseau. Dissertação (Mestrado em Educação). Passo Fundo/RS, UPF, 2008. Cláudio Almir Dalbosco (Orient.).



MENEZES, Thiago Castro Dória de. A brincadeira nos pensamentos político-pedagógicos de Rousseau e Platão. Brasília, UnB, 2004. Dissertação (Mestrado). Estevão de Rezende Martins (Orient.).



MONTE, Claudio Garcia. A concepção rousseauniana de estado de natureza. São Paulo, PUCSP, 2002. Dissertação (Mestrado em Filosofia). Maria Constança Peres Pissarra (Orient.).



MONTEAGUDO, Ricardo. Entre o direito e a história: a concepção do legislador em Rousseau. São Paulo, FFLCH-USP, 1998. Dissertação (Mestrado em Filosofia). Maria das Graças de Souza (Orient.).



MONTEAGUDO, Ricardo. Retórica e política em Rousseau. São Paulo, FFLCH-USP, 2003. Tese (Doutorado em Filosofia). Maria das Graças de Souza (Orient.).



MONZANI, Luiz Henrique Alves de Souza. Teatro e sociedade em Rousseau. São Carlos, UFSCar, 2013. Dissertação (Mestrado em Filosofia). Luís Fernandes dos Santos Nascimento (Orient.).



MORAIS, Emilia Maria Mendonça de. Paradoxos da liberdade política e pedagogia na filosofia de Rousseau. São Paulo, FFLCH-USP, 1980. Dissertação (Mestrado em Filosofia). João Paulo Monteiro (Orient.).



MOSCATELI, Renato. As luzes da civilização: Rousseau e Voltaire, da linguagem ficcional à interpretação do mundo histórico. Maringá, CCH-UEM, 2002. Dissertação (Mestrado em História). João Fábio Bertonha (Orient.).



NACARATO, Priscila Grigoletto. Rousseau nos cursos de formação de professores: conhecimento ou distorção. São Paulo, FE-USP, 2008. Tese (Doutorado em Educação). Maria de Fátima Simões Francisco (Orient.).



NACARATO, Priscila Grigoletto. Rousseau: textos sobre educação, introdução, apresentação, tradução e notas. São Paulo, FE-USP, 1995. Dissertação (Mestrado em Educação). João Teodoro D'Olim Marote (Orient.).



NASCIMENTO, Ellen Elsie Silva. Romance necessário: Estética e intenção do romance epistolar 'La Nouvelle Héloïse' de Rousseau. São Paulo, FFLCH-USP, 2013. Dissertação (Mestrado em Literatura Comparada). Marta Kawano (Orient.).



NASCIMENTO, Luís Fernandes dos Santos. Fala e escritura: as concepções da linguagem de Rousseau, Shaftesbury e Schleiermacher. São Paulo, FFLCH-USP, 2001. Dissertação (Mestrado em Filosofia). Márcio Suzuki (Orient.).



NASCIMENTO, Maria das Graças de Souza. Ilustração e história: o pensamento sobre a história no Iluminismo francês. São Paulo, FFLCH-USP, 1999. Tese (Livre-docência).



NASCIMENTO, Milton Meira do. Contrato social ou as ilusões do jogo do poder. São Paulo, FFLCH-USP, 1978. Dissertação (Mestrado em Filosofia). João Paulo Monteiro (Orient.).



NASCIMENTO, Milton Meira do. Figuras do corpo político: o último dos artefatos morais em Rousseau e Pufendorf. São Paulo, FFLCH-USP, 2000. Tese (Livre-docência).



NASCIMENTO, Milton Meira do. Opinião pública, verdade e revolução: aspectos do discurso político na França revolucionária. São Paulo, FFLCH-USP, 1986. Tese (Doutorado em Filosofia). Luiz Fernando Franklin de Matos (Orient.).



NEGREIROS, Maria Valderez de Colletes. Durkheim, leitor de Rousseau: política e sociedade. São Paulo, PUCSP, 1983. Dissertação (Mestrado em Filosofia). Bento Prado de A. Ferraz Jr. (Orient.).



NELLESSEN, Carlos Augusto Barreto. Da educação moral à cidadania: uma análise da continuidade entre o indivíduo e o cidadão no pensamento de Jean-Jacques Rousseau. São Paulo, FE-USP, 2004. Dissertação (Mestrado em Educação). Maria de Fátima Simões Francisco (Orient.).



OLIVEIRA, Higor Fabrício de. Paradoxos da corrupção: O segundo discurso de Rousseau. Guarulhos, Unifesp, 2012. Dissertação (Mestrado em Filosofia). Sílvio Rosa Filho (Orient.).



OLIVEIRA, Neiva Afonso. Rousseau e Rawls: contrato em duas vias. Porto Alegre, PUCRS, 1999. Dissertação (Mestrado em Filosofia). Hans Georg-Flickinger (Orient.).



PAGLIARO, Heitor de Carvalho. Convencionalismo e naturalismo em Rousseau. Goiânia, UFG, 2013. Dissertação (Mestrado em Filosofia). José Gonzalo Armijos Palacios (Orient.).


PAIVA, Wilson Alves de. Da reconfiguração do homem: um estudo da ação político-pedagógica na formação do homem em Jean-Jacques Rousseau. FE-USP, 2010. Tese (Doutorado em Educação). Maria de Fátima Simões Francisco (Orient.).



PAIVA, Wilson Alves de. O Emílio e a formação do cidadão do mundo moderno. Goiânia, FCHF-UFG, 2005. Dissertação (Mestrado em Filosofia). Helena Esser dos Reis (Orient.).



PANSARELLI, Michelle Larissa Gandolfo. Natureza e educação: uma leitura do Segundo discurso e do Emílio de Jean-Jacques Rousseau. São Paulo, FE-USP, 2014. Dissertação (Mestrado em Educação). Carlota Josefina Malta Cardozo dos Reis Boto (Orient.).



PAREDES, Edesmin Wilfrido Palacios. A liberdade e a igualdade do homem, no estado natural e social, segundo Jean-Jacques Rousseau. São Paulo, FFLCH-USP, 2007. Dissertação (Mestrado em Filosofia). Milton Meira do Nascimento (Orient.).



PEREIRA, Vilmar Alves. A unidade pedagógica de Jean Jacques Rousseau. Dissertação (Mestrado em Educação). Passo Fundo/RS: Universidade de Passo Fundo, 1999. Jaime Giollo (Orient.).



PERIN, Diego Rodriguez. Rousseau e Molière: uma análise sobre a crítica do riso e da ridicularização. Dissertação (Mestrado em Filosofia). Marília, UNESP, 2013. Ricardo Monteagudo (Orient.).



PINHEIRO, Vera Regina Marques. Autonomia e não-diretividade: um estudo a partir das idéias de Rousseau e Rogers. São Paulo, FE-USP, 1992. Dissertação (Mestrado em Educação). Maria de Lourdes Ramos da Silva (Orient.).



PINTO, Marcio Morena. A legitimidade do estado civil na teoria política de Jean-Jacques Rousseau. São Paulo, FFLCH-USP, 2007. Dissertação (Mestrado em Filosofia). Milton Meira do Nascimento (Orient.).



PIRES, Felipe Augusto Mariano. O Povo no Poder: Virtude e vontade no Estado legítimo de Jean-Jacques Rousseau. Recife, UFPE, 2015. Dissertação (Mestrado em Filosofia). Washington Martins (Orient.).


PISSARRA, Maria Constança Peres. História e ética no pensamento de Jean-Jacques. São Paulo, FFLCH-USP, 1996. Tese (Doutorado em Filosofia). Bento Prado de Almeida Ferraz Júnior (Orient.).



PISSARRA, Maria Constança Peres. Religião civil e intolerância: uma análise das “Lettres Ecrites de la Montagne”. São Paulo, PUCSP, 1988. Dissertação (Mestrado em Filosofia). Bento Prado de Almeida Ferraz Júnior (Orient.).



PITANO, Sandro de Castro. Desigualdade social e educação: uma abordagem em Jean-Jacques Rousseau e Paulo Freire. Pelotas, UFPEL, 2003. Dissertação (Mestrado em Educação). Gomercindo Ghiggi (Orient.).



PITZ, Gelázio. A vontade geral segundo Jean-Jacques Rousseau: uma fundamentação moral da liberdade política. Florianópolis, UFSC, 2004. Dissertação (Mestrado em Filosofia). Selvino José Assmann (Orient.).



POKOJESKI, Sueli. Educação natural, antropologia e sociabilidade no Emílio de Rousseau. Dissertação (Mestrado em Educação). Passo Fundo/RS, UPF, 2008. Cláudio Almir Dalbosco (Orient.).



QUEIROZ, Frabricio David de. Homem ou cidadão: Dificuldades da proposta pedagógico-política de Rousseau. Goiânia, UFG, 2012. Dissertação (Mestrado em Filosofia). Helena Esser dos Reis (Orient.).



REIS, Claudio Araujo. A Cidade e a República: sociabilidade e política em Jean-Jacques Rousseau. Rio de Janeiro, UFRJ, 1992. Dissertação (Mestrado em Filosofia). Wilmar do Valle Barbosa (Orient.).



REIS, Claudio Araujo. Unidade e liberdade: o indivíduo segundo Jean-Jacques Rousseau. Campinas, Unicamp, 1997. Tese (Doutorado em Filosofia). Roberto Romano da Silva (Orient.).



REIS, Francisco de Assis Brandão dos. O contrato político como arma de luta burguesa: Hobbes, Locke e Rousseau. Campinas, Unicamp, 1992. Dissertação (Mestrado). Decio Azevedo Marques de Saes (Orient.).



REIS, Helena Esser dos. Liberdade e igualdade: direitos essenciais de humanidade segundo Jean-Jacques Rousseau. Porto Alegre, UFRGS, 1991. Dissertação (Mestrado em Filosofia). João Carlos Brum Torres (Orient.).



RIBEIRO, Aline Correia Ribeiro. Jean-Jacques Rousseau: Por uma ética das virtudes. Rio de Janeiro, UERJ, 2012. Dissertação (Mestrado em Filosofia). Marcelo de Araújo (Orient.).



ROCHA, Emerson Ferreira da. O estado de natureza: um diálogo entre Hobbes e Rousseau. São Paulo, USJT, 2008. Dissertação (Mestrado em Filosofia). Paulo Jonas de Lima Piva (Orient.).



ROCHA, Paulo Roberto da. Reflexões contemporâneas acerca dos paradoxos do pensamento político de Jean-Jacques Rousseau. Londrina, UEL, 2014. Dissertação (Mestrado em Filosofia). Arlei de Espíndola (Orient.).



RODRIGUES, Alexnaldo Teixeira. Afinal, para que educar o Emílio e a Sofia?: Rousseau e a formação moral dos indivíduos. Salvador, UFBA, 2007. Dissertação (Mestrado em Educação). Elizete Passos (Orient.).



RODRIGUES, Márcia Regina Miguel. Formação do juízo e educação moral no Emílio. São Paulo, FFLCH-USP, 2014. Dissertação (Mestrado em Filosofia). Maria das Graças de Souza (Orient.).



RODRIGUES JÚNIOR, Edward Pereira. O problema da sociabilidade em Jean-Jacques Rousseau. São Paulo, PUCSP, 2008. Dissertação (Mestrado em Filosofia). Maria Constança Peres Pissarra (Orient.).



ROMAN, Jaqueline Fátima. Fundamentos de Legitimidade do Direito Político em Rousseau. Toledo, UNIOESTE, 2011. Dissertação (Mestrado em Filosofia). Cláudio Boeira Garcia (Orient.).



ROSA, Enéias da. A possibilidade de universalização dos direitos humanos a partir do pensamento político de Jean-Jacques Rousseau. Goiânia, UFG, 2014. Dissertação (Mestrado em Filosofia). Helena Esser dos Reis (Orient.).



ROSA, Jacira de Freitas. A lira de orfeu: a arte do músico na origem da comunicação - filosofia e música em Rousseau. São Paulo, FFLCH-USP, 2002. Tese (Doutorado em Filosofia). Maria das Graças de Souza (Orient.).



ROSA, Jacira de Freitas. Política e festa popular em Rousseau: a recusa da representação. São Paulo, FFLCH-USP, 1997. Dissertação (Mestrado em Filosofia). Maria das Graças de Souza (Orient.).



RUZZA, Antonio. Rousseau e a moralidade republicana no Contrato Social. São Paulo, USJT, 2007. Dissertação (Mestrado em Filosofia). Eunice Ostrensky (Orient.).



SÁ, Fernando de Almeida. Opinião pública e política: a apropriação de um conceito. Rio de Janeiro, UFRJ, 2002. Dissertação (Mestrado em Ciência Política). Ingrid Sarti (Orient.).



SAHD, Luiz Felipe Netto de Andrade e Silva. A teoria da administração pública em Rousseau (artigo “Economia política”). Campinas, Unicamp, 1994. Dissertação (Mestrado em Filosofia). Joao Carlos Kfouri Quartim de Morais (Orient.).



SAHD, Luiz Felipe Netto de Andrade e Silva. Rousseau: do cosmopolitismo ao patriotismo. Campinas, Unicamp, 2000. Tese (Doutorado em Filosofia). Joao Carlos Kfouri Quartim de Morais (Orient.).



SANTOS, Almir Paulo dos. Educação natural e segunda infância em Jean-Jaques Rousseau. Dissertação (Mestrado em Educação). Passo Fundo/RS, UPF, 2008. Cláudio Almir Dalbosco (Orient.).



SANTOS, Domingos Barbosa dos. A vontade geral e a vontade particular em Jean-Jaques Rousseau. Goiânia, UFG, 2004. Dissertação (Mestrado em Filosofia). José Nicolau Heck (Orient.).



SANTOS, Gislene Aparecida dos. A idéia de natureza em Rousseau: introdução a um debate. Florianópolis, UFSC, 1998. Dissertação (Mestrado em Geografia). Leila Christina Duarte Dias (Orient.).



SANTOS, Savio Gonçalves dos. A pessoa em Jean-Jacques Rousseau. Uberlândia, UFU, 2011. Dissertação (Mestrado em Filosofia). José Benedito de Almeida Júnior (Orient.).



SCHNEIDER, Laíno Alberto. O legislador no contrato social de Rousseau. Porto Alegre, PUCRS, 1992. Dissertação (Mestrado em Filosofia). Olírio Plinio Colombo (Orient.).



SEMENOV, Marcia Maria Rodrigues. A religião em Jean-Jacques Rousseau: a unicidade de religião e seu papel como via de aperfeiçoamento da civilização. São Paulo, PUCSP, 1992. Dissertação (Mestrado em Filosofia). Antonio Joaquim Severino (Orient.).



SILVA, Alécio Donizete da. Rousseau e o estatuto da linguagem. Curitiba, UFPR, 2003. Dissertação (Mestrado). Vinícius Berlendis de Figueiredo (Orient.).



SILVA, Antonio Cesar Ferreira da. Liberdade e autonomia em Rousseau. São Paulo, PUCSP, 2001. Dissertação (Mestrado em Filosofia). Maria Constança Peres Pissarra (Orient.).



SILVA, Carlos Roberto Andrade e. Religião e Estado em Hobbes e Rousseau. Rio de Janeiro, IFCS-UERJ, 1999. Dissertação (Mestrado em Filosofia). Aquiles Cortes Guimarães (Orient.).



SILVA, Enite Terezinha. A questão da liberdade em Jean-Jacques Rousseau. Porto Alegre, PUCRS, 1991. Dissertação (Mestrado em Filosofia).



SILVA, Fabio Antonio da. O republicanismo em Jean-Jacques Rousseau: Um ideário político e moral. Curitiba, UFPR, 2013. Dissertação (Mestrado em Filosofia). Rodrigo Brandão (Orient.).



SILVA, Fabio de Barros. Jean-Jacques Rousseau: a face arcaica do cidadão. São Paulo, FE-USP, 2000. Dissertação (Mestrado em Educação). Gilda Naécia Maciel de Barros (Orient.).



SILVA, Genildo Ferreira da. A leitura conservadora do conceito de religião civil de J.-J. Rousseau por Thales de Azevedo. Campinas, Unicamp, 1998. Dissertação (Mestrado em Filosofia). Roberto Romano da Silva (Orient.).



SILVA, Genildo Ferreira da. Rousseau e a fundamentação da moral: entre razão e religião. Campinas, Unicamp, 2004. Tese (Doutorado em Filosofia). Roberto Romano da Silva (Orient.).



SILVA, Hélio Alexandre da. Hobbes, Rousseau e a Teoria Crítica: Características e consequências de uma apropriação. Campinas, Unicamp, 2013. Tese (Doutorado em Filosofia). Yara Adario Frateschi (Orient.).



SILVA, Marice Nunes da. A trilha da mentira de um caminhante solitário. "Quarta caminhada" de Rousseau. São Paulo, PUCSP, 2004. Dissertação (Mestrado em Filosofia). Maria Constança Peres Pissarra (Orient.).



SILVA NETO, Otacílio Gomes da. Rousseau e a questão aparência e verdade na crítica aos espetáculos. João Pessoa, UFPB, 2005. Dissertação (Mestrado em Filosofia). José Gabriel Trindade Santos (Orient.).



SOARES, Gabriela Bastos. Refúgio no mundo do coração: um estudo sobre o amor na obra de Rousseau. Rio de Janeiro, IMS-UERJ, 1997. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva). Jurandir Sebastião Freire Costa (Orient.).



SOARES, Telmir de Souza. A participação política no Contrato social de Rousseau. Fortaleza, UECE, 2003. Dissertação (Mestrado em Filosofia). Regenaldo Rodrigues da Costa (Orient.).



SOUZA FILHO, Homero Santos. Educação e desnaturação no 'Emílio' de Rousseau. São Paulo, FFLCH-USP, 2015. Dissertação (Mestrado em Filosofia). Maria das Graças de Souza (Orient.).



SOUZA, Jeferson de Oliveira. Estética musical: Descartes e Rousseau. São Carlos, UFSCar, 1993. Dissertação (Mestrado em Filosofia). Bento Prado de Almeida Ferraz Júnior (Orient.).



SOUZA, Júnio Cézar da Rocha. O homem depravado e a possibilidade do bem na filosofia política de Jean-Jacques Rousseau. Goiânia, UFG, 2012. Dissertação (Mestrado em Filosofia). Helena Esser dos Reis (Orient.).



SOUZA, Zenaide Lucia Martinelli. "Sténie ou les erreurs philosophiques" de H. de Balzac: um confronto com a "Nouvelle Héloïse" de Jean-Jacques Rousseau. Santa Maria, Univ. de Santa Maria, 1977. Tese (Livre-Docência, Depto. Letras).



TEIXEIRA, Luciana. Jean Jacques Rousseau: a formação do homem segundo a ordem moral e suas relações com a liberdade e a educação. Florianópolis, UFSC, 1998. Dissertação (Mestrado em Educação). Selvino José Assmann (Orient.).




TOMAZ, Loyana Christian de Lima. O caso Rousseau: Aspectos da condenação de Rousseau em Genebra. Uberlândia, UFU, 2014. Dissertação (Mestrado em Filosofia). José Benedito de Almeida Júnior (Orient.).



TOMAZELI, Luiz Carlos. Entre o estado liberal e a democracia direta: a busca de um novo contrato social. Porto Alegre, PUCRS, 1998. Dissertação (Mestrado em Filosofia). Thadeu Weber (Orient.).



TOMAZELLI, Gilberto Luiz. Educação natural e infância segundo Jean Jacques Rousseau. Dissertação (Mestrado em Educação). Passo Fundo/RS, UPF, 2007. Cláudio Almir Dalbosco (Orient.).



TREVISAN, Rubens Murillio. Teologia política de Rousseau. São Paulo, FFLCH-USP, 1978. Dissertação (Mestrado em Filosofia). João Paulo Monteiro (Orient.).



TREW, Esther Maxine. Personagens femininas nos primórdios do romance moderno: Pâmela e Júlia, ou a nova Heloísa. Araraquara, FCL-Unesp, 2007. Tese (Doutorado em Estudos Literários). Sidney Barbosa (Orient.).



ULHÔA, Joel Pimentel de. Do símbolo aos fatos: estudo da utopia de Rousseau. São Paulo, FFLCH-USP, 1979. Tese (Doutorado em Filosofia). Marilena Chaui (Orient.).



VENTO, Marisa Alvez. O fundamento antropológico da vontade geral em Rousseau. Campinas, Unicamp, 2013. Tese (Doutorado em Filosofia). José Oscar de Almeida Marques (Orient.).



VENTO, Marisa Alves. Rousseau: da sociedade decadente ao Estado ideal. Goiânia, UFG, 2006. Dissertação (Mestrado em Filosofia). José Gonzalo Armijos Palácios (Orient.).



VIEIRA, Luiz Vicente. A democracia em Rousseau: a recusa dos pressupostos liberais. Porto Alegre, PUCRS, 1996. Dissertação (Mestrado em Filosofia). Thadeu Weber (Orient.).



VIEIRA, Luiz Vicente. A recuperação do espaço autônomo do "político" em Rousseau e Carl Schmitt. Porto Alegre, PUCRS, 2002. Tese (Doutorado em Filosofia). Hans Georg Flickinger (Orient.).



WHITAKER, Thereza Assumpção. O tema da felicidade em Jean-Jacques Rousseau. São Paulo, FFLCH-USP, 1996. Dissertação (Mestrado em Filosofia). Milton Meira do Nascimento (Orient.).



YASOSHIMA, Fabio. O Dicionário de Música de Jean-Jacques Rousseau: Introdução, Tradução Parcial e Notas. São Paulo, FFLCH-USP, 2012. Dissertação (Mestrado em Filosofia). Luiz Fernando Batista Franklin de Matos (Orient.).





.

Autoria

O blog "O Caminhante Solitário" (ocaminhantesolitario.blogspot.com) é de autoria de Carmem Toledo. Está proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo aqui publicado, inclusive dos disponibilizados através de links aqui presentes. A mesma observação se estende a todos os blogs e páginas da autora ("Culturofagia", "Voz Neurodiversa", "Sophia... Ieri, Oggi, Domani") e toda e qualquer criação, seja em forma de texto ou ilustração, por ela assinada.

Da mesma autora (Du même auteur):

CARMEM TOLEDO

Culturofagia

Voz Neurodiversa

Sophia... Ieri, Oggi, Domani